segunda-feira, dezembro 19, 2005

Tema da Semana

Para quem não sabe, o tema da semana é uma referência para os artigos que serão publicados ao longo da existência do Dr. Calypso. Todas as semanas será escolhido um tema, ao acaso, que servirá de mote. Não quer dizer que todos os artigos tenham de se subordinar a esse tema, apenas ajuda a dar um rumo.

Posto isto, o tema desta semana é o NATAL!!
O Natal está aí a chegar. E ainda bem. O Natal é sempre bem vindo, porque traz sempre coisas boas. Mas como tudo o que é bom, também pode ser mau, o Natal também traz coisas más. Mas isso fica para depois.

O que o Natal tem de melhor é tornar as pessoas mais simpáticas. Em geral, sejam as pessoas que nos estão próximas, como as pessoas por quem passamos na rua, como as pessoas que nos atendem em restaurantes, lojas supermercados ou nas finanças, ficam mais bem dispostas.
Quem diz bem dispostas, diz menos desagradáveis. Nota-se que espírito de Natal funciona realmente. A arrogância e outras características que fazem do português uma espécie carrancuda (especialmente nas cidades) escondem-se debaixo desse espírito de Natal. É Natal, ninguém leva a mal. Toda a gente leva a bem, porque não é altura para zangas e chatices, o que se quer é alegria natalícia.
E durante estas duas ou três semanas, somos todos mais amigos, mais compreensivos,mais pacientes, mais solidários... Aliás, solidariedade é coisa que não falta na época de Natal. Estamos sempre prontos a ajudar quem mais precisa. Tudo porque o Natal é especial e todos devem ter um santo Natal, em paz e alegria e harmonia e boa companhia.
Por tudo isto, o Natal é a melhor altura do ano! Porque transforma as pessoas, habitualmente cinzentas, em gente mais simpática e afável, embora superfial e temporariamente. Mesmo que isso dure apenas umas semanas, por ser uma época especial, é sempre agradável.

Ora, tudo isto é muito bonito! Mas isso não é mais do que seria de esperar durante o resto do ano. Todos estes valores que tanto se evocam na época de Natal é compaixão, bondade, solidariedade ou amizade não deviam emergir só nestas alturas de festa. Deviam ser a regra, e não a excepção. É isso que é preciso, alegria no dia-a-dia, independentemente de ser Natal, Carnaval, Páscoa ou Santos Populares.
Isso sim, seria bonito de se ver. Mas como não se vê, é de louvar o Natal por trazer estas boas vibrações, que durante algumas semanas torna a vida mais agradável.
Por tudo isto, obrigado menino Jesus.

Se estás mal disposto, finge que é Natal - Calypso 7;18