Blogo-esferas
Nos dias que correm, esta é uma realidade, que mesmo virtual, é incontornável.
Já aqui se falou sobre a sobre este tema, em especial sobre os blogs que não servem para nada, se me permitem a expressão.
Hoje falar-se-á sobre a blogosfera.
Um blog aqui, outro ali, outros milhões de blogs por aí, e temos uma blogo-esfera. Uma espécie de praça pública, onde os bloguistas se divertem uns com os outros. Ou então, ofendem-se e atacam-se. É esta realidade, dos comments, que merece destaque.
Por toda esta blogosfera há aquilo a que daqui em diante chamaremos comentadores mesquinhos. Comentadores mesquinhos são aqueles que andam a passear pelo mundo dos blogs, com maior ou menor assiduidade, e são especialistas em deixar os seus comentários. Os comentários, esses, são de cariz ofensivo e/ou agressivo, não dizem nada de novo, limitam-se a dizer mal do bloguista ou das suas opiniões, pelo puro prazer de mal-dizer e arreliar. Nalguns casos, estes comentadores são, eles próprios, bloguistas. Mas a grande maioria comenta anonimamente. E é isso que é irritante. Por um lado, é compreensível, porque o conteúdo dos seus comentários é tão pobrezinho, que mais vale esconderem-se. Mas andarem por aí a mandar bocas, bitaites ou simples parvoíces, e não revelarem quem são mostra, de facto, uma personalidade muito…mesquinha.
E esta mesquinhez é de lamentar. Porque há por aí blogs com valor, que volta e meia lá têm um comentário totalmente parvo, ou incendiário, que imagino, deva aborrecer o bloguista. Bloguista esse que se calhar até teve trabalho a escrever ou a pesquisar, e depois tem de levar com gente pateta a dizer mal, só porque sim.
É que uma coisa é fazer um comentário a discordar de alguma coisa escrita, com respeito e acrescentando algo de novo.Não há mal nenhum nisso. Mesmo que sejam negativos, não precisam de descer à crítica rasteira e gratuita.
Mas aquilo que aqui se critica é a total ausência de bom-senso, respeito ou valores. Porque decerto que nenhum destes mesqui-comentadores faria na vida real, cara a cara, o que faz aqui.
Isto tudo para dizer o quê? Para dizer que a blogo-esfera se está a tornar um sítio banalíssimo, está por isso a enveredar por caminhos pouco dignos, descendo por vezes a um nível…mesquinho.
E tudo isto com a vantagem de cada um poder dizer e fazer o que quer, mantendo-se incógnito atrás de um computador sem que ninguém saiba quem é. Factor esse que dota estas pessoas de coragem. Uma coragem que lhes permite ser aquilo que provavelmente sempre quiseram, mas tinham medo.
E é este rumo que a blogosfera segue que se torna lamentável e desnecessário.
O que aqui se escreveu refere-se, acima de tudo, aos blogs com alguma seriedade. Porque os que não la têm, divertem-se entre si a mandar bocas uns aos outros, e eles lá se entendem. Mas os restantes deviam estar imunes a este tipo de comentários parvos e desinteressantes. É que, ainda por cima, são desagradáveis para o leitor, desprevenido.
Resumindo e concluindo, este conceito aqui descrito, de comentadores que poluem a blogo-esfera, é totalmente contrário aos princípios do Dr. Calypso, que pretende, entre outras coisas, mudar o mundo e fazer toda a gente feliz.
Por isso aqui se defende que comentadores mesquinhos e blogs inócuos são a info-escumalha. Não contribuem para nada positivo, são tipo parasitas desta info-sociedade. E mais incomodativo é que, podendo passar despercebidos, fazem por ser vistos, ou lidos. Caramba!
(Como é obvio, este blog também poderá ser alvo deste comentadores. Mas não faz mal. Primeiro porque estamos abertos a sugestões. Depois porque há sempre uma coisa fantástica que permite remove comment)
Mais vale calado que a fazer figura de urso – Calypso 6;32
