Ferias GRANDES?!! Onde?!!
Férias!
Já lá vai o tempo, em que as férias, as chamadas Férias GRANDES, tinham a incrível duração de quase 3 meses (se a memória não me falha)... e o tempo demorava a passar, pelo menos, bem mais vagarosamente do que nos dias de hoje! Lembro-me até, de chegar a certa altura das ENORMES férias... e questionar-me se ainda faltava muito, para o re-início das aulas... a palhaçada com os amigos da escola, o ir para a rua por atirar papelinhos ao colega da frente, enfim... tudo isso parecia demorar a "chegar" e essa demora despertava em nós uma certa ansiedade... e desejo pelo fim das férias!
Ora, hoje em dia, deparo-me com os meus joviais 27 anos de idade (e apenas de idade), e noto que essa mesma ansiedade... esvaneceu por completo! Há ansiedade sim... mas pelo início das férias ( agora denominadas por MINI-RIDÍCULAS FÉRIAS), essa bela "meia-dúzia" de dias em que nos podemos espreguiçar avontade, dormir até não poder mais numa segunda-feira, e até mesmo, ficar acordados a noite toda... sem razão nenhuma para tal! (note-se que este, não é o meu modo de passar férias!!). E isto porquê?! Muito simples: as férias já não são o que eram!
Mas porquê?!! Porque é que as férias já não são o que eram?!!
Se nos habituaram desde pequeninos a usufruir de tantos dias de férias por ano (natal, páscoa, carnaval, férias grandes... etc), é de uma tremenda falta se sensibilidade, assim que começamos a nossa vida laboral, arranjamos um emprego e tornamo-nos finalmente... minimamente úteis a qualquer coisa, cortarem-nos as férias em mais de 68%... do tempo de férias a que já estávamos tão habituados! Está mal!!!! O governo, o estado, o presidente da república, as entidades patronais... ou.... o raio-que-os-parta, deveriam ter isto em conta! Mas não!
Isto não é mais do que um desabafo parvinho e, óbviamente, inútil, numa altura em que estou a precisamente.... hmmm... deixem-me lá contar......................... 29 horas e 54 minutos... de entrar em MINI-RIDÍCULAS FÉRIAS ( 2 semanas... mais um bendito feriado e respectiva ponte - desde já agradeço á direcção da empresa onde trabalho - o que prefaz a quantia de..... 16 dias inteirinhos de férias! yuuupiii!). "Yuuupiiii" é uma expressão tipicamente irónica... pelo menos neste contexto!
Mas, tendo plena consciência de que a vida de trabalhador por conta de outrém (e não só...) é uma tremenda injustiça e em nada vai mudar, nem mesmo se juntarmos não sei quantos milhões de pessoas no mundo todo e dermos um salto global... todos ao mesmo tempo, resta-me voltar ao trabalho, e acabar com este parvinho desabafo... em pleno horário laboral!
De maneiras que é assim.... venham de lá esses 5 números e 2 estrelas!
Quem quer férias grandes, joga no euro-milhões. Calypso 27; 08
