Querido Dr Calypso sendo o tema da semana sobre o Natal,queria aqui deixar a minha opinião sobre uma das mais importantes questães que se apresentam aos portugueses:
Qual dos cinco candidatos presidenciais daria o melhor Pai Natal?É ,sem dúvida,das questões cuja discussão e debate se nos apresenta com maior urgência.Posto isto,vos irei apresentar a minha opinião.
Candidato LouçãEste candidato tem a seu favor o facto de, tal como o Pai Natal ,nao usar gravata
.Mas é o unico pró a seu favor.Não poderia o candidato Louçã ser Pai Natal pois uma pessoa que nao aprova a presença do menino Jesus nas salas de aula( ainda que crucificado) nao aceitaria entregar presentes no dia do seu aniversario.Além disso, por este candidato ,Jesus Cristo poderia até nem ter nascido,pois Nossa Senhora Virgem Maria, que como se deduz pelo seu nome nada fez por engravidar,poderia sofrer de uma gravidez indesejada,razao mais do que suficente para este candidato para que Nossa Senhora pudesse ter abortado o que siginifica que não haveria Natal para ninguém porque nao haveria aniversário nenhum para festejar.
Por estas razões, e outras poderiam ser apontadas ,penso que o candidato Louçã nao tem perfil para ser um bom Pai Natal.
Candidato JeronimoQuanto a este candidato,tem o seu maior trunfo na circunstância de já ter trabalhado numa fábrica, local onde o Pai Natal ,auxiliado pelos seus fieis duendes, passa os restantes 364 dias do ano a fazer os presentes para entregar na noite de Natal.Além disto,sabe-se que o candidato Jeronimo gosta bastante da cor encarnada, cor de três dos seus quatro amores: o benfica ,o partido comunista e os ferraris.O outro amor nao sei qual é, mas nao é o Artur Jorge concerteza.
Contra o candidato Jeronimo joga a sua propria orientação político-filosófica, que nao é muito adepta das religiosiodades e suas celebrações.Estará mais virada para manifs e auto-gestões, e celebrações desse tipo.Não me parece que o candidato Jeronimo desse um Pai Natal muito empenhado e dedicado, que é o que se precisa.Também a situação de o partido ao qual pertence defender principalmente os interesses dos trabalhadores joga contra si porque visto as crianças não trabalharem o mais certo era só haver Natal para os trabalhadores.E um Natal sem criancinhas contentes e felizes nao é Natal.
Chegado a este ponto tenho de concluir que o candidato Jeronimo apesar de ter pontos claramente positivos nao será o Pai Natal ideal porque daria um Pai Natal poucochinho.
Candidato SoaresO candidato Soares tem com o verdadeiro Pai Natal traços físicos muito parecidos,a começar pela idade, que deve estar ela por ela com a de S. Nicolau.O peso tambem nao deve andar muito longe.Além disto o candidato Soares já enfiou muitos barretes (peça de vestuario que faz parte da indumentária de) pelo que ja deve saber como enfiar um a si proprio.
Por outro lado se o candidato Soares fosse Pai Natal era capaz de ser o único a receber presentes pois para ele todas as outras pessoas são más e só ele é que é bom,e no Natal só quem foi bom durante o ano é que tem prenda no sapatinho.Desta forma acho que o candidato Soares daria um péssimo Pai Natal pois só ele teria direito a prenda.Seria um Pai Natal egoísta,portanto.Também o espírito natalício do candidato Soares deixa muito a desejar pela forma nada simpática,mesmo desagradável por vezes ,como trata os seus opositores,apesar desta ser uma época da amor,compreensão e harmonia entre as pessoas.Neste aspecto Soares configura-se como um foco de "destabilização natalícia" que "põe em causa o regular funcionamento da instituição Natal".
Por estas e por outras é que considero que o candidato Soares ,de entre todos os candidatos,seria o que daria o pior Pai Natal.
Candidato CavacoDo candidato Cavaco sublinhe-se o facto de quase não o termos ouvido a atacar ou criticar qualquer dos seus adversários políticos (apesar da "marcação cerrada" que estes lhe fizeram),o que demonstra grande espírito natalício .Lembre-se a máxima:"sempre que te baterem oferece a outra face",muito apropriada a esta época do ano e que Cavaco tem seguido quase à risca.
Uma similaridade que o candidato Cavaco tem com o Pai Natal é o facto de ,tal como ele, andar desaparecido o ano inteiro e só ter aparecido agora nestes últimos 2 meses.Além disso, tal como o Pai Natal ,é um homem de poucas falas.
No entanto o candidato Cavaco peca por ser um homem pouco caloroso e que se dá pouco às pessoas e ,portanto,por fugir à imagem que temos do Pai Natal enquanto figura paternalista e próxima das pessoas, especialmente das crianças.Não estou a ver o candidato Cavaco de casa em casa a entregar prendas às pessoas.É mais do tipo de ficar no escritório.
Depois ,o candidato Cavaco é um homem do Sul ,do algarve, habituado ao tempo quente,enquanto que o Pai Natal mora no Polo Norte,pelo que acho que Cavaco não se iria adaptar muito bem ao clima.Também a fama de (razoável) economista do candidato Cavaco não joga a seu favor pois um economista não é propriamente um mãos largas.Assim acho que o candidato Cavaco daria um Pai Natal sovina e pouco simpático pelo que não é o homem indicado para o lugar.
Candidato AlegreQuero desde logo anunciar que a minha escolha recai sobre o candidato Alegre porque dos 5 candidatos me parece que é o que tem mais pinta de Pai Natal,senão vejamos.Para começar o candidato Alegre é uma pessoa que,tal como o Pai Natal, gosta de dar.Por exemplo,nos debates que vi reparei que Alegre deu sempre razão aos seus adversários,além de que dá razão a quem não vai votar nele para Presidente.Depois o seu próprio nome é sinónimo do espírito natalício e do que Natal que se deseja.Como se isto não fosse já suficiente,o candidato Alegre é o que mais se parece com o Pai Natal:é uma pessoa que desperta simpatia,tem barba,é anafadinho,tem bochechas rosadinhas e um timbre de voz perfeito para gritar HO HO HO!
Quanto a vós eu não sei mas eu acho que o candidato Alegre daria um bom Pai Natal.
Este artigo foi escrito tendo por base estudos científicos publicados em revistas da especialidade.
Um feliz Natal para todos Ass: Dr. CalypsoE lembrem:
Quem parte e reparte deve dar a maior parte.
Calypso 22;14