quinta-feira, dezembro 22, 2005

Parvoíces de Natal

O Natal é bom, mas também tem várias coisas más.
A pior delas todas foi, sem dúvida, a ideia de pôr Pais Natal a escalar às janelas, varandas e afins. A moda pegou há pouco tempo – dois ou três anos – mas já ganhou bastante força. Há por aí prédios quem têm, pelo menos, um Pai Natal trepador em cada andar, quando não mesmo um em cada janela. Além de não ser esteticamente bonito, é uma das coisas mais parvas de sempre, não só do Natal. É que não só é esteticamente feio como é uma ideia tonta, descabida e sem nexo. Toda a gente sabe que o Pai Natal entra pela chaminé, mesmo dos prédios. E o pobre senhor já não tem idade nem frescura para essas aventuras, até porque com o saco dos presentes às costas não dá jeito nenhum. E o pior é que esta moda pode confundir as crianças, coitadinhas, que pensam que ele vem pela chaminé, e de repente vêm-no nas paredes das casas. Pode ser o fim de um mito. E não queremos que isso aconteça. Portanto vamos esperar que seja mesmo uma moda, e como tal, desapareça tão rapidamente como apareceu.

Também as músicas de Natal figuram entre as coisas mais parvas desta época tão bonita. As músicas de Natal são extremamente irritantes. São sempre as mesmas, desde há 50 anos. E mesmo com constantes actualizações e inovações – chill-out Christmas, Christmas Beatles, Jazz Christmas, Coro de Sto. Amaro de Oeiras canta o Natal, etc. – há sempre um elemento que as torna a todas insuportáveis: os sininhos ou guizos das renas. Aparecem sempre como barulho de fundo e transformam as músicas de Natal em algo ainda mais pateta. Porque o nosso ouvido fica quase sempre preso aos sininhos, incomodativos, e dali já não passa. Mesmo quando a música acaba, o som dos sinos fica em repeat na nossa cabeça. É maçador.

Outra coisa má do Natal é a cassete da delicadeza que temos de meter quando recebemos presentes de que não gostamos ou que não servem para nada: “É giríssimo, gosto imenso”; “ Estava mesmo a precisar”; “Dá-me imenso jeito”; “Era mesmo isto que eu queria, mas não encontrei”… É uma pena, mas acontece quase todos os Natais. E não parece haver solução à vista. Portanto, mais vale ter a cassete actualizada.

Uma cassete actualizada evita muitas chatices – Calypso 25:12

terça-feira, dezembro 20, 2005

O Pai Natal

Querido Dr Calypso sendo o tema da semana sobre o Natal,queria aqui deixar a minha opinião sobre uma das mais importantes questães que se apresentam aos portugueses:
Qual dos cinco candidatos presidenciais daria o melhor Pai Natal?
É ,sem dúvida,das questões cuja discussão e debate se nos apresenta com maior urgência.Posto isto,vos irei apresentar a minha opinião.
Candidato Louçã
Este candidato tem a seu favor o facto de, tal como o Pai Natal ,nao usar gravata.Mas é o unico pró a seu favor.Não poderia o candidato Louçã ser Pai Natal pois uma pessoa que nao aprova a presença do menino Jesus nas salas de aula( ainda que crucificado) nao aceitaria entregar presentes no dia do seu aniversario.Além disso, por este candidato ,Jesus Cristo poderia até nem ter nascido,pois Nossa Senhora Virgem Maria, que como se deduz pelo seu nome nada fez por engravidar,poderia sofrer de uma gravidez indesejada,razao mais do que suficente para este candidato para que Nossa Senhora pudesse ter abortado o que siginifica que não haveria Natal para ninguém porque nao haveria aniversário nenhum para festejar.
Por estas razões, e outras poderiam ser apontadas ,penso que o candidato Louçã nao tem perfil para ser um bom Pai Natal.
Candidato Jeronimo
Quanto a este candidato,tem o seu maior trunfo na circunstância de já ter trabalhado numa fábrica, local onde o Pai Natal ,auxiliado pelos seus fieis duendes, passa os restantes 364 dias do ano a fazer os presentes para entregar na noite de Natal.Além disto,sabe-se que o candidato Jeronimo gosta bastante da cor encarnada, cor de três dos seus quatro amores: o benfica ,o partido comunista e os ferraris.O outro amor nao sei qual é, mas nao é o Artur Jorge concerteza.
Contra o candidato Jeronimo joga a sua propria orientação político-filosófica, que nao é muito adepta das religiosiodades e suas celebrações.Estará mais virada para manifs e auto-gestões, e celebrações desse tipo.Não me parece que o candidato Jeronimo desse um Pai Natal muito empenhado e dedicado, que é o que se precisa.Também a situação de o partido ao qual pertence defender principalmente os interesses dos trabalhadores joga contra si porque visto as crianças não trabalharem o mais certo era só haver Natal para os trabalhadores.E um Natal sem criancinhas contentes e felizes nao é Natal.
Chegado a este ponto tenho de concluir que o candidato Jeronimo apesar de ter pontos claramente positivos nao será o Pai Natal ideal porque daria um Pai Natal poucochinho.
Candidato Soares
O candidato Soares tem com o verdadeiro Pai Natal traços físicos muito parecidos,a começar pela idade, que deve estar ela por ela com a de S. Nicolau.O peso tambem nao deve andar muito longe.Além disto o candidato Soares já enfiou muitos barretes (peça de vestuario que faz parte da indumentária de) pelo que ja deve saber como enfiar um a si proprio.
Por outro lado se o candidato Soares fosse Pai Natal era capaz de ser o único a receber presentes pois para ele todas as outras pessoas são más e só ele é que é bom,e no Natal só quem foi bom durante o ano é que tem prenda no sapatinho.Desta forma acho que o candidato Soares daria um péssimo Pai Natal pois só ele teria direito a prenda.Seria um Pai Natal egoísta,portanto.Também o espírito natalício do candidato Soares deixa muito a desejar pela forma nada simpática,mesmo desagradável por vezes ,como trata os seus opositores,apesar desta ser uma época da amor,compreensão e harmonia entre as pessoas.Neste aspecto Soares configura-se como um foco de "destabilização natalícia" que "põe em causa o regular funcionamento da instituição Natal".
Por estas e por outras é que considero que o candidato Soares ,de entre todos os candidatos,seria o que daria o pior Pai Natal.
Candidato Cavaco
Do candidato Cavaco sublinhe-se o facto de quase não o termos ouvido a atacar ou criticar qualquer dos seus adversários políticos (apesar da "marcação cerrada" que estes lhe fizeram),o que demonstra grande espírito natalício .Lembre-se a máxima:"sempre que te baterem oferece a outra face",muito apropriada a esta época do ano e que Cavaco tem seguido quase à risca.
Uma similaridade que o candidato Cavaco tem com o Pai Natal é o facto de ,tal como ele, andar desaparecido o ano inteiro e só ter aparecido agora nestes últimos 2 meses.Além disso, tal como o Pai Natal ,é um homem de poucas falas.
No entanto o candidato Cavaco peca por ser um homem pouco caloroso e que se dá pouco às pessoas e ,portanto,por fugir à imagem que temos do Pai Natal enquanto figura paternalista e próxima das pessoas, especialmente das crianças.Não estou a ver o candidato Cavaco de casa em casa a entregar prendas às pessoas.É mais do tipo de ficar no escritório.
Depois ,o candidato Cavaco é um homem do Sul ,do algarve, habituado ao tempo quente,enquanto que o Pai Natal mora no Polo Norte,pelo que acho que Cavaco não se iria adaptar muito bem ao clima.Também a fama de (razoável) economista do candidato Cavaco não joga a seu favor pois um economista não é propriamente um mãos largas.Assim acho que o candidato Cavaco daria um Pai Natal sovina e pouco simpático pelo que não é o homem indicado para o lugar.
Candidato Alegre
Quero desde logo anunciar que a minha escolha recai sobre o candidato Alegre porque dos 5 candidatos me parece que é o que tem mais pinta de Pai Natal,senão vejamos.Para começar o candidato Alegre é uma pessoa que,tal como o Pai Natal, gosta de dar.Por exemplo,nos debates que vi reparei que Alegre deu sempre razão aos seus adversários,além de que dá razão a quem não vai votar nele para Presidente.Depois o seu próprio nome é sinónimo do espírito natalício e do que Natal que se deseja.Como se isto não fosse já suficiente,o candidato Alegre é o que mais se parece com o Pai Natal:é uma pessoa que desperta simpatia,tem barba,é anafadinho,tem bochechas rosadinhas e um timbre de voz perfeito para gritar HO HO HO!
Quanto a vós eu não sei mas eu acho que o candidato Alegre daria um bom Pai Natal.

Este artigo foi escrito tendo por base estudos científicos publicados em revistas da especialidade.

Um feliz Natal para todos Ass: Dr. Calypso

E lembrem:Quem parte e reparte deve dar a maior parte. Calypso 22;14

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Tema da Semana

Para quem não sabe, o tema da semana é uma referência para os artigos que serão publicados ao longo da existência do Dr. Calypso. Todas as semanas será escolhido um tema, ao acaso, que servirá de mote. Não quer dizer que todos os artigos tenham de se subordinar a esse tema, apenas ajuda a dar um rumo.

Posto isto, o tema desta semana é o NATAL!!
O Natal está aí a chegar. E ainda bem. O Natal é sempre bem vindo, porque traz sempre coisas boas. Mas como tudo o que é bom, também pode ser mau, o Natal também traz coisas más. Mas isso fica para depois.

O que o Natal tem de melhor é tornar as pessoas mais simpáticas. Em geral, sejam as pessoas que nos estão próximas, como as pessoas por quem passamos na rua, como as pessoas que nos atendem em restaurantes, lojas supermercados ou nas finanças, ficam mais bem dispostas.
Quem diz bem dispostas, diz menos desagradáveis. Nota-se que espírito de Natal funciona realmente. A arrogância e outras características que fazem do português uma espécie carrancuda (especialmente nas cidades) escondem-se debaixo desse espírito de Natal. É Natal, ninguém leva a mal. Toda a gente leva a bem, porque não é altura para zangas e chatices, o que se quer é alegria natalícia.
E durante estas duas ou três semanas, somos todos mais amigos, mais compreensivos,mais pacientes, mais solidários... Aliás, solidariedade é coisa que não falta na época de Natal. Estamos sempre prontos a ajudar quem mais precisa. Tudo porque o Natal é especial e todos devem ter um santo Natal, em paz e alegria e harmonia e boa companhia.
Por tudo isto, o Natal é a melhor altura do ano! Porque transforma as pessoas, habitualmente cinzentas, em gente mais simpática e afável, embora superfial e temporariamente. Mesmo que isso dure apenas umas semanas, por ser uma época especial, é sempre agradável.

Ora, tudo isto é muito bonito! Mas isso não é mais do que seria de esperar durante o resto do ano. Todos estes valores que tanto se evocam na época de Natal é compaixão, bondade, solidariedade ou amizade não deviam emergir só nestas alturas de festa. Deviam ser a regra, e não a excepção. É isso que é preciso, alegria no dia-a-dia, independentemente de ser Natal, Carnaval, Páscoa ou Santos Populares.
Isso sim, seria bonito de se ver. Mas como não se vê, é de louvar o Natal por trazer estas boas vibrações, que durante algumas semanas torna a vida mais agradável.
Por tudo isto, obrigado menino Jesus.

Se estás mal disposto, finge que é Natal - Calypso 7;18

Bacalhau espiritual

Para esta época natalícia aqui fica a minha sugestão de jantar de consoada que irá certamente deliciar os seus familiares e convidados.
Bacalhau espiritual
Ingredientes:600 g de bacalhau;400 g de cenoura;2 cebolas,médias;2 dentes de alho;2 pezinhos demolhados em 2,5 dl de leite quente;60 g de margarina + margarina para untar;1 colher(sopa) de queijo ou pão ralado.Para o creme:100 g de farinha de trigo;90 g de margarina;3 ovos;1 L de leite quente;sal,pimenta e noz moscada q.b.
Preparação:Demolhe o bacalhau atempadamente e depois limpe-o de peles e espinhas.Descasque os legumes e pique-os na 1-2-3.A seguir,pique na mesma máquina o bacalhau limpo.
Leve ao lume uma caçarola com os 60 g de margarina e os legumes picados,mexa com a colher de pau e,quando alourarem,junte o bacalhau picado,mexa e deixe apurar um pouco.Adicione depois os pezinhos demolhados,ligue tudo bem e retire.Reserve.
Agora faça o creme,levando ao lume a margarina.Acrescente a farinha,mexa bem e deite-lhe o leite em fio,mexendo sempre.Deixe levantar fervura,retire do lume e acrescente 3 gemas de ovo.Mexa bem.Tempere de sal,pimenta e noz-moscada.Divida o creme em duas partes,misture uma delas no preparado de bacalhau e incorpore na outra as claras previamente batidas em castelo firme.Unte um pirex com margarina e deite-lhe o preparado de bacalhau.Alise e cubra com a mistura de creme e claras.Espalhe,alise,polvilhe com o queijo ou p?o ralado e leve ao forno até alourar.
Aqui deixo a primeira de muitas receitas de bacalhau ,esse tesouro nacional que este logue entusiasticamente pretende preservar.
Espero que este Natal seja como esta receita de bacalhau,isto é, que acima de tudo seja um Natal muito espiritual.

Um feliz Natal.ass: Chef Calypso
E lembrem:Quem gosissa por último é quem gosissa melhor!Calypso 36;23